Bodynamics

You will never be trully free before you know you belong.

O Bodynamic é um sistema pioneiro de Psicoterapia corporal, baseado em 40 anos de pesquisa empírica.

Tem como Objetivo a identificação dos problemas relacionados com os estágios do desenvolvimento e nas relações interpessoais diretas da atualidade . Investe na identificação do contexto e entendimento profundo da causa e origem dos desequilíbrios emocionais, que defesas de sobrevivência originaram, e de que forma foram mantidos no corpo até a vida atual, trazendo dificuldades na pessoa a vários níveis a serem desbloqueados e libertados.

Enquanto a Análise Bodynamic ganhava corpo, no início os anos 1970, Lisbeth Marcher e sua equipa de colaboradores produziram e processaram cerca de 10.000 relatórios, analisando conjuntos específicos de dados de sessões de terapia com adultos, e observações paralelas que envolviam o desenvolvimento infantil. Este trabalho foi mais tarde refinado pelo background das experiências práticas de todos os membros séniores do Instituto Dinamarquês. Esta pesquisa empírica básica é o alicerce do conhecimento que colocamos no nosso modelo Bodymap.

A análise Bodynamic avançou e aperfeiçoou o seu conhecimento da resposta muscular, juntamente com o desenvolvimento físico e psicológico na infância de tal maneira que um novo desafio apareceu: numerosos bits de dados sobre os padrões de resposta de músculos individuais e de grupos relacionados de músculos; as correlações de centenas de respostas musculares do corpo; seu papel no desenvolvimento físico e psicológico, como refletido nas estruturas de caráter e suas posições, e nas funções do ego; os seus efeitos sobre o processo de psicoterapia e progresso de clientes adultos. Todas essas informações tornaram o sistema Bodynamic extremamente rico e complexo, exigindo novas formas de organização, se não sua própria riqueza tornaria essas mesmas informações acessíveis a apenas alguns poucos super-experts e não a qualquer pessoa interessada.

O Bodymap foi criado em resposta a essas montanhas de dados primários, como um método global, mas também individual para cada cliente. O Bodymap permite que informações psicológicas e fisiológicas relativas a cada cliente individual sejam organizadas em um único gráfico que inclui uma vista frontal do corpo humano, uma visão de volta, e uma vista de frente da cabeça. O mapa ilustra mais de 125 “pontos de teste” em cada lado do corpo humano (esquerda-direita) e usa 9 cores diferentes, principalmente nas escalas de vermelho e azul, para ilustrar os aspectos qualitativos da resposta de músculos individuais, partes da musculatura e fáscias, e o conteúdo psicológico correspondente. Através do uso deste teste é possível identificar a idade em que os problemas psicológicos têm suas raízes. Além disso, é possível identificar Choque de Trauma e Transtorno de Estresse Pós-Traumático. “Nós mapeamos padrões de contenção, colapso, e os impulsos saudáveis que ocorrem em cada nível de idade de desenvolvimento e ajudamos os clientes a construir um novo sentido para as camadas mais profundas do seu ser”, diz Lisbeth Marcher, fundadora da Análise Bodynamic.

As 11 Funções do Ego

Várias décadas de pesquisa levaram a Análise Bodynamic a distinguir onze categorias de função psicológica, que nós chamamos as Funções do Ego. Cada músculo do corpo, e os grupos de músculos relacionados, incorporam um conteúdo psicológico altamente específico, que está associado a uma Função do Ego, e, às vezes, a mais de uma.

“A responsividade”, ou capacidade de resposta, que o terapeuta observa através da palpação de um músculo particular oferece informações sobre os padrões das Funções de Ego do cliente – e, ao mesmo tempo, informações sobre as Estruturas de Caráter e respectivo estágio de desenvolvimento na infância. Ao combinar essas duas camadas de informação, oferecemos uma nova compreensão cognitiva relevante para o processo terapêutico. Enquanto trabalhamos os músculos em questão – à mão ou através do movimento – ajudamos a trazer à superfície o conteúdo psicológico do músculo particular, e uma série de correspondências para Estruturas de Caráter e Funções do Ego específicas.

Click to zoom

CONEXÃO
Saber receber, conectar, abrir o coração; aceitar apoio, sentir-se apoiado, fazer contato com o coração aberto

POSICIONAMENTO
Posicionamento existencial; postura em relação à vida; equilíbrio para a ação, posicionamento pessoal; estar de pé por conta próprio; posicionamento sobre valores e normas; orientação (manter ou perder a cabeça).

CENTRAMENTO
Preencher-se (de dentro); ser você mesmo em todos os diferentes papéis; sentimentos de autoestima.

LIMITES
Espaço individual (limites energéticos); auto-assertividade (abrindo espaço para si mesmo nos contatos sociais).

GROUNDING
Capacidade de manter o próprio chão, sentir-se enraizado e apoiado por ele; relação com a realidade; relação com a espiritualidade.

GESTÃO DE ENERGIA
Equilibrar as suas próprias necessidades, sentimentos, desejos contra as expectativas dos outros; equilíbrio de manter-se inteiro/desistir; equilíbrio entre manter a fachada versus abrir-se nas interações; equilíbrio entre ser você mesmo e ser um membro do grupo.

EQUILÍBRIO SOCIAL
Equilibrar as suas próprias necessidades, sentimentos, desejos contra as expectativas dos outros; equilíbrio gestão do stress e sua resolução.

HABILIDADES SOCIAIS
Orientar o alcance cognitivo; compreensão (receber algo bem o suficiente para manter-se com ele); compreensão da realidade; capacidade de aplicar compreensão cognitiva a diferentes situações; planeamento; contemplação -consideração.

AUTOEXPRESSÃO & AUTOASSERTIVIDADE
Criar espaço para mais carga emocional, contenção e descarga; gestão emocional; gestão do stress; auto-suficiência; percepção e domínio da própria sensualidade, afirmação; afirmação no seu próprio papel; ímpeto para a frente e senso de direção.

PADRÕES DE CONTATO INTERPESSOAL
Padrões de proximidade e distância; alcançar, agarrar e segurar; mover-se em direção a si mesmo; receber e dar a partir do centro; afastar (dizer não) e mantendo a distância; liberar, deixar ir.

GÉNERO & HABILIDADES DO GÉNERO
Consciência e experiência do próprio sexo, experiência do papel de género apropriado; capacidade para conter e/ou expressar a sensualidade e sexualidade.

Estruturas de Caráter &  Modelo de Desenvolvimento

O renomado Dr. David Boadella, diretor do sistema de Biossíntese (e ex-presidente da Associação Europeia de Psicoterapia Corporal – EABP), refere-se a Lisbeth Marcher como o legado escandinavo de Wilhelm Reich e descreve o nosso modelo de Estruturas de Caráter como um dos mais avançados modelos criados pela nova geração de psicoterapias corporais emergentes na Europa, uma vez que vai significativamente além daqueles de Wilhelm Reich, Frank Lake, Alexander Lowen e outros teóricos do ramo.

De acordo com o Sistema Bodynamic, o desenvolvimento de uma criança move-se através de uma série de fases etárias específicas e sobrepostas que abrangem do 2º trimestre no útero até a idade de 12 anos. Também consideramos a adolescência como um período significativo de desenvolvimento pessoal, e sabemos que, mais tarde na vida, a personalidade é remodelada por uma série de fases desenvolvimentais do adulto, que se sobrepõem e interagem com as Estruturas de Caráter estabelecidas durante a infância e adolescência.

Existence

The right to exist
2nd trimester → 3 months

Need

The right to have needs and be satisfied


1 month → 18 months

Autonomy

The right to be autonomous


8 months → 2.5 years

Will

The right to be intentional, directed and willful


2 → 4 years

Love / Sexuality

The right to feel loving and sexual feelings


3 → 6 years

opinion

The right to have your own opinions


5 → 9 years

Performance / solidarity

The right to be a full member of a group, apart from needing to compete and perform.


7 → 12 years

  • Existence

    The right to exist
    2nd trimester → 3 months

  • Need

    The right to have needs and be satisfied


    1 month → 18 months

  • Autonomy

    The right to be autonomous


    8 months → 2.5 years

  • Will

    The right to be intentional, directed and willful


    2 → 4 years

  • Love / Sexuality

    The right to feel loving and sexual feelings


    3 → 6 years

  • opinion

    The right to have your own opinions


    5 → 9 years

  • Performance / solidarity

    The right to be a full member of a group, apart from needing to compete and perform.


    7 → 12 years

O Bodymap

A ferramenta de trabalho por excelência no Sistema Bodynamic é o Bodymap, um mapa elaborado e preciso de ambos os recursos e bloqueios no corpo do cliente, mapeado em termos de padrões de resposta elástica nos músculos e fáscia, e correlacionados precisamente com conteúdo psicológico. Com base na palpação de mais de 125 músculos (e/ou pares de músculos), o Bodymap é usado como uma ajuda abrangente para avaliar a personalidade do cliente e oferece uma visão geral única de desenvolvimento infantil, estrutura de caráter e funções do ego, considerados na análise Bodynamic. O Bodymap também ajuda o terapeuta a projetar como o cliente pode se beneficiar de diferentes tipos de terapia.

O BODYMAP NO PROCESSO PSICOTERAPIA

À primeira vista, o Bodymap parece uma proposição complicada; na verdade, hoje uma análise detalhada de um Bodymap indivíduo é realizada por computador usando software especializado que organiza as respostas de centenas de músculos individuais em termos de estruturas de caráter, funções do ego, Trauma de Choque – TEPT, perturbação pós-stress traumático e vários outros fatores. Um analista Bodynamic pode usar o Bodymap do seu cliente como uma referência constante que oferece informações valiosas em cada fase do processo de psicoterapia. Por exemplo: o Bodymap permite ao psicoterapeuta identificar a idade em estágio de desenvolvimento no qual um problema psicológico tem suas raízes; identificar Trauma de Choque e TEPT e correlacioná-los com a idade (Estrutura de Caráter) e características comportamentais (Funções do Ego), formulando hipóteses mais orientadas para ajudar a direcionar o processo.

O Bodymap oferece um método único de alta precisão para avaliação psicológica, uma vez que considera o cliente como um instrumento neutro para analisar a progressão do cliente, em vez de confiar na descrição verbal do cliente de sua experiência de mudança. O Bodymap, testado a cada dois anos (em média), revela informações muito precisas sobre o progresso real da psicoterapia.

É importante notar que, a fim de obter este conhecimento preciso como terapeutas, uma grande parte da formação no Sistema Bodynamic é dedicado a aprender e treinar os movimentos anatómicos precisos dos músculos do corpo – uma área em que nós dependemos de diferentes atlas anatómicos, manuais e livros usados por outros sistemas profissionais (medicina, fisioterapia, etc), complementados por nossa própria literatura.

escolasomatic
escolasomatic
escolasomatic
escolasomatic
escolasomatic
escolasomatic

Todos os Direitos Reservados | Somatic Experiencing Portugal 2019